Dicas para Ensinar as Crianças a Poupar

Infelizmente, a falta de tempo para passar com os filhos faz que que muitos pais se sintam culpados e tentam remediar as coisas comprando brinquedos, roupas e outros acessórios caros para os filhos.

Basta ver nas escolas as crianças e os jovens com tablets e telemóveis topo de gama, e aquelas sapatilhas de marca que custam um dinheirão, estamos na era do consumismo.

As crianças estão a perder a noção que o dinheiro custa muito a ganhar e que que basta querer para ter. Aqui em casa tentamos estabelecer regras de poupança e tentamos ensinar o preço do dinheiro.

Não existe uma idade certa para começar a ensinar a poupar, claro, que quando são demasiado pequenos não compreendem, o momento que vão para a escola é o momento perfeito. Nesta idade os pais devem optar por uma semanada para ser mais fácil de gerir, a partir dos 10/11 anos já são capazes de gerir o dinheiro de um mês.

Dicas para Poupar Dinheiro

Mesada

A mesada é a melhor forma de começar a ensinar a poupar, dar algum dinheiro à criança para ela gerir e poupar ou comprar algo que quer. Eles vão perceber que quanto mais caro aquilo que desejam, mais tempo demoram a juntar o dinheiro e começam a reflectir sobre se realmente desejam determinados objetos.

Mealheiro

Quem não teve um mealheiro em crianças, juntávamos as moedas que recebíamos dos avós ou que encontrávamos perdidas pela casa, era tão bom o momento em que pegamos nele e ele estava pesado. Ofereça um mealheiro ao seu filho e estabeleçam um data para abrir ou um objectivo , é uma forma de os incentivar a poupar, a criança pode colocar as sobras da semanada/mesada e as prendas extras do Natal e do aniversário.

Ser um exemplo

Para além de ensinar o seu filho é importante ser um exemplo, de nada vale dizer à criança que é importante poupar e estabelecer metas e depois esbanjar dinheiro.

Elogiar

Ensinar é saber chamar a atenção quando as coisas estão erradas, mas também saber elogiar no momento certo. Se o seu filho se empenhou para poupar para um jogo que realmente queria, quando atingir o objectivo deve dar-lhe os parabéns.

Advertisement