As cores influenciam o nosso estado de espírito, as cores que escolhemos para a nossa casa devem reflectir aquilo que sentimos.
Os tons claros dão sensação de profundidade e ajudam a aumentar o espaço, são ideias para ” alongar” espaços pequenos.
Os tons de terra devem ser usados em espaços mais fechados porque dão a sensação de aconchego
laranja
amarelo
Cores frias
azul
verde
violeta
Cores neutras
cinza
preto
branco
As cores quentes, representam o fogo, e são ideais para aquecer o ambiente.
As cores frias representam a água, e refrescam o ambiente.
Dicas para usar cores na decoração
Vermelho:
Expressa sensualidade, energia e virilidade. É exultante e agressivo. Funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo, portanto, deve ser usada com cautela.

Laranja:
Possui força ativa, radiante e expansiva. Tem caráter inspirador, quente, estimulante e uma qualidade dinâmica muito positiva e energética.

Amarelo:
É a cor do sol, da luz, do ouro e como tal é forte, intenso e agudo.
O amarelo pode ser interpretado como uma cor animada, jovem, excitante, afetiva e impulsiva. Ela estimula a ação, a criatividade, o encorajamento e a realização.

Verde:
É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. Por isso transmite calma e nos dá sensação de leveza.

Azul:
Transmite harmonia, serenidade, sossego e favorece a paciência e a amabilidade. É a cor que possui a ilusão óptica de retroceder.

Violeta:
É a cor da lucidez, da sabedoria e da reflexão. Associada a intuição e espiritualidade.
É ao mesmo tempo a cor da fantasia, do místico e melancólico. Na igreja católica o roxo é usado em dias de luto, pois também está relacionada com a dor.

Branco:
O branco pode expressar paz, felicidade, pureza, inocência e limpeza. Cria uma impressão luminosa de vazio positivo e infinito. No espaço dá a sensação de amplitude.
Preto:
Ele é a ausência de luz, é o símbolo do silêncio, da sobriedade e do mistério. Quando brilhante pode ser nobre e muito elegante.
Cinza:
Cor neutra e passiva simboliza a indecisão e a ausência de energia, expressa dúvida e melancolia. Representa também o masculino e maturidade.