Papel de Parede Infantil- Ideias e Dicas
O papel de parede infantil é um item muito usado nas decorações dos quartos das crianças. Porém, antes de escolhê-lo é preciso seguir algumas dicas muito importantes, como seguir o gosto do pequeno.
Uma alternativa para dar personalidade e cor à decoração do quarto do bebê e da crianças.
Confira algumas dicas e ideias para escolher o papel de parede infantil.
Papel de parede infantil para quarto de bebê
Na realidade, um bebê não pode escolher o papel de parede que será usado no seu quarto, por isso, essa tarefa fica por conta dos pais.
O melhor papel de parede para um quarto de bebê é o com textura lisa e uma cor clara ou com a cor branca.
Muitos pais colocam papéis com muitos desenhos coloridos, cores fortes e muito mais. Isso não é muito indicado quando a criança é muito pequena, pelo fato, de a decoração ficar com muita informação e podendo deixar o bebê confuso ou desconfortável.
Papel de parede infantil para crianças maiores
Cores
A maioria dos pais escolhe as cores rosa, lilás ou amarelo para quarto da sua filha, já para os meninos, as cores mais usadas são o azul, o verde e o branco.
Porém, se a sua criança já é grande, vale a pena perguntar a ela quais cores ela quer em seu quarto, afinal de contas, é o cantinho dela e tem que seguir o gosto dela.
Caso o quarto seja para mais de uma criança, saiba o gosto delas e se for possível, ponha uma cor nas paredes que agrade a cada uma. Ou seja, se o quarto é dividido por duas meninas, uma gosta de rosa e a outra de azul, pinte as paredes com as duas cores.
Imagens do Pinterest.
Papel de parede
No mercado é possível encontrar papéis de paredes com diversas texturas e desenhos.
Veja com seu filho, qual desenho ele gostaria que tivesse na parede do seu quarto. Se ele tem algum personagem favorito, procure um papel de parede estampado com ele.
Uma parede
Para decorar o quarto da criança sem deixá-lo muito chamativo, escolha uma parede para colocar um papel de parede e pinte o restante com uma cor que combine ou igual.
Cabeceira da cama
Caso escolha somente uma parede para colocar o papel de parede, coloque a cabeceira da cama do pequeno perto dela, assim a criança vai dormir perto do que escolheu. Dependendo do papel, ele pode até substituir uma cabeceira.
Dicas para decorar um quarto infantil
Siga os gostos e sonhos da criança
Na hora de decorar o quarto do pequeno o gosto dele deve ser levado em consideração, afinal de contas, ele vai dormir brincar e estudar no espaço, por isso, deve ter a cara dele. Tenha cuidado com os exageros, pois, as crianças não têm noção de limites. Só faça o que puder.
Mesa de estudos ou atividades
A decoração do quarto deve possuir um espaço para a criança estudar, desenhar, jogar ou outras atividades. Para deixar o quarto em ordem a dica é colocar uma bancada ou prateleiras no quarto. Para quartos pequenos e para mais de uma criança a solução perfeita é colocar uma beliche com escrivaninha para otimizar o espaço.
Iluminação
Não ponha muitos móveis no quarto e nem coloque cortinas muito grossas. A iluminação é muito importante para todos os ambientes. Invista em cortinas com tecidos leves ou com estampas divertidas que combinem com a decoração. Aproveite ao máximo a luz natural e quando escurecer use luzes de LED.
Cantinho para brincar
Toda criança precisa de um cantinho para brincar. Esse espaço pode ser feito no quarto do pequeno. Se o espaço for muito pequeno, no cantinho de estudos ponha uma mesa desmontável, assim quando a criança for brincar, basta desmontar a mesa.
Móveis
Em quartos de crianças os móveis devem ter as pontas arredondadas, pois, em quinas pontudas, as crianças podem se machucar. Se as crianças tiverem mais de 10 anos, os móveis podem ser normais.
Pisos
O piso do quarto infantil pode ser branco sem estampas ou conter alguma estampa discreta. A dica é optar por um material que não seja escorregadio, assim evitará acidentes.
Estampas de papéis de parede mais comuns
Ursinhos
Estrelas
Cogumelos
Girafas
Unicórnios
Cachorros
Gatos
Outros animais
Castelo
Princesas
Nascer do sol
Pôr do sol
Dinossauros
Nuvem
Balões
Árvores
Folhagens
Borboletas
Flores
Desenhos geométricos
Xadrez
Laços
Aviões
Barcos
Portanto, o papel de parede pode ser muito importante na decoração do quarto do seu filho, mas ele não é obrigatório. O importante é fazer uma decoração completa para dar conforto e aconchego ao seu filho.