5 Dicas para Combater a Ansiedade

A ansiedade é um dos maiores problemas da atualidade. A dificuldade em gerir as emoções e o medo de não alcançar o sucesso são algumas das causas.

É um problema muito complicado para quem sofre e para quem acompanha quem sofre. Algumas experiências podem desencadear a doença, como traumas, violência, bullying, maus tratos.

As pessoas que sofrem de ansiedade sofrem de uma diminuição da qualidade de vida, limitando a sua capacidade de ser feliz. Entre os sintomas mais associados à ansiedade encontram-se a insónia, dores musculares, enjoos, dores de cabeça, roer as unhas e falta de ar.

Dicas para Combater a Ansiedade

# 1

Sono

Dormir é muito importante, ajuda o corpo e a mente a reiniciar todo o processo e a ganhar energias para outro dia. Quem sofre de ansiedade costuma sofrer de insónias. É importante criar um bom ambiente de sono. Desligue todos os aparelhos desde televisões, celulares, tablets. Leia um livro ou ouça uma música suave.

# 2

Calma

A calma é a melhor forma de combater a ansiedade. Cada vez mais as pessoas sentem que têm pouco tempo para fazer tudo. Trabalho, casa, família…o medo de desleixar alguma parte importante da vida leva a momentos de ansiedade. Aprenda a respirar, tenha calma, analise as prioridades e delegue tarefas.

# 3

Programar

O medo de falhar ou de não ter capacidade para fazer tudo é uma das principiais causas para a ansiedade. Aprenda a programar o seu dia, a sua semana, o seu mês. Distribua as tarefas ao longo da semana. Nesta gestão do tempo não pode deixar de programar o “ seu tempo”. Um tempo para si para fazer uma caminhada, Ioga, um passeio, um tempo para si e só para si.

# 4

Confie em si

A sua melhor conselheira é você mesma. Confie nas suas decisões. Certas ou erradas quem vai viver com elas é você. Toda a gente erra, o segredo do sucesso é que depois de 1 ou muitos erros, o sucesso vai surgir. Aprenda a lidar com o resultado das suas decisões.

# 5

Peça ajuda

Se realmente a ansiedade está a limitar a sua capacidade de viver e ser feliz. Peça ajuda a um profissional. Aprenda técnicas para lidar com a sua doença.