5+ Dicas para Acabar de Roer as Unhas

Roer as unhas é um hábito que não traz nenhum benefício para as suas unhas e para a sua saúde. Infelizmente, a percentagem de pessoas com este problema é grande e tende a aumentar em momentos de grande stress, por norma, nasce ainda em criança e prolonga-se pela vida adulta.

O termo técnico deste hábito é “Onicofagia”, nas suas versões mais graves pode levar à perda total da unha.

Para além da parte estética, roer as unhas é um hábito muito prejudicial à saúde. Roer as unhas danifica o esmalte dos dentes e pode levar bactérias, fungos e vírus à boca que estão na origem de algumas doenças.

Dicas para Acabar com Hábito de Roer as Unhas

# 1

Por ser uma hábito muito associados a momentos de ansiedade e stress. Aprender a controlar estes momentos pode ser a solução. Deve procurar ajuda psicológica para descobrir a causa e poder tratar ou aprender técnicas de relaxamento. Ioga ou trabalhos manuais são formas de relaxar e esquecer um pouco este hábito.

# 2

Mantenha as unhas tratadas e feitas, uma boa manicure ou unha com gelinho diminui a vontade de as roer para não estragar o efeito final. O gelinho ou as unhas postiças são uma forma de manter as unhas bonitas e saudáveis.

# 3

Ande sempre com uma lixa na bolsa para evitar deslizes, sempre que a unha quebre ou estale passe a lima assim resiste à tentação de a colocar na boca.

# 4

Utilize esmaltes específicos para parar de roer as unhas, estes esmaltes têm um sabor amargo, ao colocar a unha na boca que a vai impedir de roer.

# 5

Mascar pastilha elástica ou ciclete pode ajudar a controlar este vício. O movimento repetitivo de mascar pode ajudar nas horas de maior ansiedade.

O mais importante é convencer-se a combater a combater este problema. Como qualquer vicio uns dias vão correr melhor outros piores. O importante é nunca desistir.