Como fazer caramelo

O caramelo é algo muito pedido em várias receitas, principalmente, numa sobremesa que está no topo de preferências, o pudim.

Fazer caramelo é uma técnica fácil, apesar de simples é um processo que requer algum tempo e paciência. É necessário acertar o ponto certo.

Existem muitas formas de fazer caramelo, mas o básico é o mesmo. Uma combinação de água com açúcar que deve atingir o ponto certo.

Como fazer caramelo

A temperatura é o ponto mais importante na hora de fazer o caramelo. Nas primeiras tentativas pode optar por usar um termómetro, mas com o tempo começa a controlar o ponto certo pela cor e pela textura.

A temperatura do caramelo não deve ultrapassar os 175ºC.

Ingredientes:

Açúcar

Água

(o caramelo pode ser feitos com diferentes tipos de açúcar, no entanto, o mais comum é o açúcar branco, comece por este e depois pode aventurar-se em outros tipos).

Como fazer Caramelo Passo a Passo

Junte 0,5 dl de água por cada 250 g de açúcar,

Leve ao lume brando ou mesmo baixo.

Não mexa, deixe o açúcar derreter. Este ponto é importante, não deve mexer o seu caramelo e deve esperar que o processo se faça de forma natural. Para misturar segure o cabo da panela e agite ligeiramente. ´

A mistura de açúcar com água começa a engrossar e atinge o ponto de pérola, a partir deste momento começa a escurecer.

Deixe ferver mais uns segundos até ganhar um tom mais escuro

Use o caramelo logo em seguida, ele endurece muito rápido.

Numa receita que leva caramelo este deve ser o último passo a fazer para evitar que endureça antes de o conseguir utilizar.

O caramelo pode ser usado em muitas receitas diferentes, ele pode ser usado em pudins, flans, molotof. Pode ainda usar a calada de caramelo para cobrir outros doce ou até gelados.

Bom apetite.

Advertisement