Atividades para bebês: 10 brincadeiras estimulantes de 0 a 12 meses

O primeiro ano de vida de um bebê é marcado por descobertas importantes que são comemoradas pela família com muita alegria. Para que essas descobertas aconteçam de forma natural e saudável, é importante que o bebê seja estimulado, e uma das melhores maneiras de fazer isso é com as atividades para bebês.

Vale ressaltar que essas atividades são estímulos, não obrigações com um objetivo a cumprir.

Conforme recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, os pais devem prover ao bebê o direito de ir e vir, de conviver com a diversidade e de conhecer o mundo à sua volta em segurança, mas tudo no tempo dele, sem pressa ou prazo.

Então, sabendo disso, se você tem dúvida de como brincar com um bebê de 0 a 12 meses, veja essas ideias bem interessantes para começar hoje mesmo com o seu pequeno.

5 Ideias de atividades para bebês de 0 a 6 meses

Nos primeiros seis meses de vida é muito importante realizar atividades sensoriais para bebês, pois eles ainda estão desenvolvendo os sentidos.

Então é legal trabalhar a visão por meio da observação de objetos e figuras, além do tato em diferentes formas e texturas, bem como treinar movimentos corporais para estimular o bebê a sentar e engatinhar quando chegar a hora dele. Veja as sugestões de atividades para bebês de 6 meses ou menos:

  1. Tapete de atividades para bebês com cores e rostos

Essa ideia você pode fazer em casa, de forma artesanal. Pode ser um tapete ou um mural, como você referir. A intenção é que você use uma base para criar um painel com várias cores, formas e também pode recortar rostos de outros bebês ou de pessoas da família, em tamanho grande.

Depois de pronto, coloque o bebê de frente para esse painel para que ele fique observando e reagindo. Não se preocupe em impedir que ele mexa e estrague, pois faz parte.

  1. Brincadeira com chocalhos

Os chocalhos são os brinquedos favoritos de muitos bebês até os 6 meses. Ele ajuda, inclusive, a treinar o bebê para sustentar o pescoço.

Essa atividade também trabalha a visão e a audição do pequeno, então é interessante comprar chocalhos de várias cores, modelos e com sons diferentes.

Mas ofereça um pouco de cada vez para que o estímulo não seja excessivo e irritante ao bebê. Também, escolha produtos que garantam a segurança e a qualidade do brinquedo.

  1. Olhar no espelho

Para os pais, essa pode não parecer uma atividade, muito menos uma brincadeira, mas para os bebês é muito interessante. Escolha um espelho grande da casa e deixe o bebê ficar observando seu reflexo por alguns minutos.

Limpe bem o espelho antes, pois o bebê vai querer dar uns beijos, pode ter certeza.

Fique posicionado atrás do bebê, segurando-o e interagindo com caras e bocas para fazê-lo rir.

  1. Cantar

Os pais são orientados a cantar como uma das atividades para bebês, quando eles ainda estão no ventre, então essa prática deve perdurar após o nascimento.

O canto é muito benéfico para os bebês, estimulando a reconhecerem a voz dos pais, a se acostumarem com as palavras, a criarem conexões entre sons e objetos ou momentos, além de ser um ótimo calmante.

Não há regras quanto ao tipo de música, fique à vontade para cantar vários estilos e ir percebendo os que o bebê mais gosta.

  1. Brinquedos de berço

Provavelmente você já deve ter colocado um móbile no bercinho do seu bebê para ele ficar observando e ouvindo canções infantis, e fez muito bem. Mas pode ir além. Nos momentos de brincar, coloque mais brinquedos no berço.

Escolha opções de todos de tamanhos, formas e texturas variadas, com e sem som, mas ofereça um tipo ou dois de cada vez para que o bebê não fique irritado com o excesso de estímulos.

Tenha o cuidado também de escolher brinquedos próprios para a idade do seu filho, pois eles deverão estar ao alcance da mão e da boca do bebê para estimular os sentidos e treinar a capacidade motora dele.

5 Ideias de atividades para bebês de 6 a 12 meses

A partir dos 6 meses de vida, o bebê começa a desenvolver a habilidade de sentar sem apoio.

Então, abre-se uma nova porta de descobertas e possibilidades que devem ser exploradas com as atividades para bebês.

Logo ele vai começar também a engatinhar e a andar, então as brincadeiras devem ser próprias para estimular o fortalecimento do corpinho dele e a curiosidade para buscar objetos que não estão ao alcance das mãozinhas.

  1. Brincadeiras com bolas e cubos

Os cubos e bolas de tamanho maior, que não caibam na boca do bebê e tenham pontas arredondadas de materiais que não machucam, pode compor a nova leva de brinquedos do seu filho. Compre opções com texturas variadas, já que serão levados à boca para o reconhecimento.

Ajude o bebê a fazer pilhas para derrubar depois e coloque alguns mais longe para ele querer buscar.

  1. Peças de encaixar

Pode ser cedo para o seu bebê identificar formas, claro, mas não significa que não deva ser treinado para isso. Então, um brinquedo bem tradicional é o balde com peças de montar e de encaixar nas formas geométricas.

Você precisar brincar junto, mas sem pressa. Deixe o bebê pegar o que quiser, conhecer, jogar longe e estimule-o a ir buscar. O aprendizado ocorre dia após dia, pouco a pouco.

  1. Potes de cozinha

Tem muitos potes plásticos na sua cozinha? Lave bem alguns deles (que estiverem em bom estado, sem pontas ou partes muito finas perigosas), e coloque na frente do bebê como uma bateria para ele batucar e perceber que pode produzir som com as mãos e com a boca.

Pode usar uma colher de pau como baqueta, desde que seja levinha. Viu só, nem precisa gastar dinheiro com vários brinquedos.

  1. Caixas de papelão

Essa é mais uma maneira de fazer várias atividades para bebês. Com caixas de papelão você pode criar casinhas, carrinhos, túneis, tudo para o bebê entrar e descobrir luz, sombra, procurar objetos perdidos lá dentro (escondidos por você).

Use a criatividade e descubra que uma caixa de papelão e algumas bolinhas rendem diversão por mais de meia hora.

  1. Brinquedos grudados no chão com fita

Usando os mesmos brinquedos já propostos nas dicas anteriores, você pode pegar um rolo de fita crepe e fixá-los no chão, mesmo que a sua casa tenha carpete. Coloque vários brinquedos espalhados pelo chão da sala ou do quarto, todos colados com fita, mas fáceis de remover.

Quando soltar o bebê no ambiente ele vai querer chegar até os brinquedos para pegá-los e também vai se divertir com o som e a sensação de desgrudar a fita do piso.

Faça o teste com o seu pequeno e incorpore novas ideias de atividades para bebês na rotina da família a partir dessas sugestões.

Advertisement