7+ Curiosidades sobre o Casamento

O casamento é um ritual cheio de curiosidades e tradições, algumas destas tradições são seguidas nos dias outros, outras sofrerem modificações e algumas foram totalmente postas de lado. Aqui ficam algumas das tradições mais engraçadas sobre os casamentos.

7 Curiosidades sobre casamentos

#1

Vestido branco

O vestido branco era símbolo da pureza e castidade. Actualmente, a maioria das noivas opta por usar vestidos de outros tons, mas grande parte dos vestidos vendidos são em tons que variam entre o branco, bege e marfim.

#2

Véu da noiva

O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

#3

Ramo de noiva ou buquê

O ramo de noiva sofreu muitas alterações ao longo dos anos, nos tempos romanos os ramos tinham ervas aromáticas, para espantar maus espíritos. Na Grécia era utilizado o alho para espantar o mau-olhado. Mais tarde era utilizada a flor da laranjeira símbolo da castidade e da fertilidade.

A tradição de atirar o ramo às convidadas solteiras surgiu para ajudar as amigas solteiras a encontrar o amor e casarem.

#4

Alianças

A troca de alianças era ritual comum entre egípcios, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função de unir e, ao mesmo tempo, isolar. O formato redondo representa a eternidade, o desejo de vida, a felicidade e o amor eterno. É usado no anelar da mão esquerda por se encontrar nesse dedo uma veia que vai direta ao coração.

#5

Arroz

Atirar arroz aos noivos à saída igreja simboliza a fartura para a vida do casal.

#6

Posição da noiva na igreja

Dentro da igreja a noiva posiciona-se no lado esquerdo do noivo para o homem ficar com o braço direito livre para defender a sua noiva.

#7

Bolo de noiva

O bolo de noiva serve para assegurar a fertilidade. As migalhas são amuletos de sorte. Nos Estados Unidos, o primeiro andar do bolo é congelado durante um ano. Na primeira boda, ele deve ser comido pelo casal para celebrar a alegria dos dias vividos e os muitos que ainda virão pela frente.

Advertisement