6 Incríveis Benefícios da Canela

A canela é o que podemos chamar de especiaria, um condimento muito apreciado em todo o mundo. A canela é obtida através da extração da casca interna de árvores específicas do gênero Cinnamomum (família Lauraceae).

Como é de conhecimento geral a canela é muito usada como condimento no Brasil, tanto em alimentos salgados, como em alimentos doces.

Apesar de a canela ser vista quase como um tempero, com a função de requintar o sabor dos pratos, ela proporciona uma série de benefícios para a nossa saúde.

Como vem diretamente da parte interna das árvores, é um alimento muito nutritivo, contendo uma surpreendente variedade de substâncias fundamentais.

Por isso enumeraremos para você alguns desses incríveis e decisivos benefícios, mudando para sempre a sua ideia da importância dessa especiaria.

Quais os Benefícios da Canela para a nossa Saúde

A canela protege o cérebro

A canela possui grande quantidade de anti-inflamatórios potentes e antioxidantes. Componentes que combatem o envelhecimento precoce e o normal, protegendo assim os neurônios do desgaste acelerado a prevenindo ou ao menos retardando o aparecimento de doenças neurológicas graves como a arteriosclerose e o mal de Parkinson, além do mal de Alzheimer.

A canela tem ação anti-inflamatória

Os antioxidantes contidos na canela combatem todo o tipo de inflamação, combatendo uma série de doenças que inflamam o corpo, como as viroses, doenças bacterianas, entre muitas outras.

A canela melhora a saúde do coração

Existem diversos fatores associados a doenças cardíacas, como os níveis muito elevados do mau colesterol, o LDL, a pressão alta, ou hipertensão, e os níveis altos de triglicérides.

A canela reduz substancialmente o volume desses três fatores, aumentando a resistência do coração, bem como atuando como um auxiliar em casos de doenças já manifestadas.

A Canela pode ajudar a prevenir o câncer

Sabemos que uma boa alimentação é fundamental para combater o aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Um desses alimentos capazes de ajudar a prevenir essa terrível doença é a canela, pois ela é rica em cinamaldeído, substância capaz de bloquear o crescimento de tumores, protegendo ainda o nosso DNA das alterações responsáveis pelo aparecimento das células cancerosas.

O cinamaldeído promove ainda a apoptose, autodestruição natural das células, importante quando falamos em células cancerosas.

A canela ajuda no controle do diabetes

A canela reduz os níveis de açúcar no nosso sangue, melhorando ainda a capacidade do nosso organismo de perceber a presença de insulina, hormônio responsável por estabilizar os nossos patamares de açúcar.

Protege os dentes

A canela tem componentes que matam as bactérias nocivas que causam as cáries nos nossos dentes, além da perda de dentes e o incômodo mau hálito. Existe um óleo tirado da canela que pode até mesmo ser usado no lugar daqueles esquisitos e perigosos enxaguantes bucais.

Advertisement